Ao compararmos a estrutura do futebol de campo com outros esportes praticados na região Sudoeste do Paraná chega-se a conclusão de que o mesmo é o esporte mais viável da atualidade, pois há grande cobertura midiática e projeção das marcas dos patrocinadores, o que proporciona uma boa arrecadação. O presidente do Pato Branco Esporte Clube, Gilmar Resende destaca que, atualmente, o clube está atuando com quatro categorias (sub-15, sub-17, sub-18 e sub-20) totalizando, uma média de, 120 atletas.


Ainda devemos considerar que além dos benefícios esportivos, o futebol de campo acaba por trazer benefícios sociais para a comunidade na qual está inserido, os quais podem ser em forma de contratações, investimento em projetos educativos e esportivos e também no trabalho desenvolvido junto às famílias dos atletas.
Durante o ano de 2012 o Pato Branco Esporte Clube, para oferecer a estrutura necessária aos atletas contratou nove funcionários, entre eles: cozinheira, copeira, roupeiro, psicóloga, fisioterapeuta, etc.. Para o ano de 2013 prevê-se a criação de 12 vagas de empregos para a comunidade pato-branquense.
A psicóloga Giulliane Graeff argumenta que o futebol praticado por jovens de toda e qualquer classe social, estando ele em situação de risco ou não, pode auxiliar no desenvolvimento saudável dos mesmos, já que o esporte oferece não somente o condicionamento físico necessário, mas também autonomia, senso de responsabilidade, respeito à sua equipe, disciplina, entre várias outras aptidões. Tendo em vista essas questões, vemos que o futebol realmente proporciona melhorias em um sentido global de suas vidas, tirando jovens de possíveis situações de risco social, como o alcoolismo, a violência e as drogas e inserindo-os no esporte proporcionando qualidade de vida.
Entretanto para que seja dada a continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Pato Branco Esporte Clube é necessário o apoio de empresários e, também, do poder público municipal. Desta forma, para o ano de 2013, o clube está prevendo sua operacionalidade com um orçamento máximo de R$ 350 mil, os quais deverão ser aplicados nas quatro categorias do time e para manter sua estrutura e colaboradores. Resende destaca que, os interessados em patrocinar o clube podem entrar em contato com a secretaria do Pato Branco E.C. pelo telefone: 46 2101 1844 ou pelo formulário de contato.

Uma resposta para “Futebol de campo é um esporte viável para o interior do Estado”

  1. Alison disse:

    Como eu faço pra faze um teste no pato branco sub 15?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *